terça-feira, 7 de julho de 2009

Estágio da Selecção Nacional de Kendo

Foi nos dias 3, 4 e 5 de Julho que teve lugar em Lisboa o Estágio da Selecção Nacional de Kendo que vai representar Portugal no 14º World Kendo Championship em S. Paulo (Agosto 2009).

Foi um excelente momento de prática que contou obviamente com a selecção (excepção ao nosso Luso-Japonês Joni que se mudou recentemente para Londres mas que continua a treinar) e com praticantes do Porto, Coimbra, Leiria e Lisboa.

A orientação e ensino estiveram a cargo do Sensei Masakiyo Osaka e do Sensei Taro Ariga, que mais uma vez se ausentou da sua cidade de L.A. (California), deixando para trás a sua família, empresa e dojo para, desta vez, vir dedicar uma especial atenção à equipa portuguesa. Sim, para quem não sabe, este ano (e espero desde já para bom tempo) o Sensei Ariga junta-se ao "Team" como treinador.

Em nome da equipa, gostava de deixar aqui um muito obrigado. É um privilégio e honra podermos contar com a sua presença, orientação e ensinamento.

Adiante, deixo então alguns dados resumo da comitiva deste ano:

Delegation Leader: Masakiyo Osaka
Treinador: Masakiyo Osaka
Treinador: Taro Ariga (Sim, esse mesmo!)
Capitão: Henrique Martins (recém-nomeado neste estágio. Parabéns, Henrique)
Team Manager: Pedro Pinto
Team Manager: Cátia Coelho
Competitors: Henrique Martins, Luis Sousa, Joni Duarte, Pedro Marques, José Pereira, Pedro Gama.

De notar que há uma mudança significativa relativamente ao ultimo mundial (só o Henrique e eu estivémos em Taipei em 2006) o que é de salutar para o rejuvenescimento da equipa.

Quanto ao estágio em si, não é facil descrever em palavras mas foi um fim-de-semana super interessante a vários níveis:

  • Treinou-se muitas técnicas e contra-técnicas;
  • Treinou-se muito shiai e aprendeu-se a juntar o publico e os árbitros ao adversário, passando assim a encarar um "pacote" que é preciso derrotar ao invés de uma técnica que é preciso executar;
  • Treinou-se bastante Gi-Geiko, de ressalvar com os senseis Osaka e Ariga;
  • Cultivou-se o espírito de equipa e aumentou-se a coesão do grupo;
  • Traçou-se os objectivos de resultados a atingir;
  • E claro, não faltou a parte do jantar-convívio no "nosso" Pina Manique.
Agora, é continuar a treinar por isso não se esquecam dos suburis diários, dos cuidados a ter com as lesões e na forma física em geral e do essencial: executar cada ataque como se fosse a unica oportunidade dos 5 minutos de shiai!

Força a todos e até dia 18!

Sem comentários:

Enviar um comentário